Atendimento Psicológico

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

Quando a dor é na alma, estamos falando de uma dor a nível psíquico, ou seja, é uma sensação diferente da dor orgânica, mas isso não quer dizer que ela não exista. Muitas vezes ela está arraigada na alma e não é percebida ou considerada pelas pessoas no dia a dia. Essa dor na alma é uma dor psíquica, uma tristeza ou angústia, como se fosse uma sensação de que algo estaria alojado na garganta, sufocando. Essa sensação ocorre quando são absorvidos os sentimentos de frustração, culpa, rejeição e vergonha. Sabemos que os momentos de angústia e dor fazem parte da vida do ser humano, mas é importante compreender que essas sensações passam.

 

Quando a dor é na alma, ela pode se intensificar a ponto de sufocar o emocional do indivíduo e levá-lo ao isolamento, que é um fator negativo para quem está nessa condição. O ideal é pedir ajuda, compartilhar essa “carga” emocional, falar dos sentimentos. Falar sobre essa dor é uma possibilidade de fazê-la cessar ou, ao menos conviver com a mesma. A cura pela fala ou o “talking cure”, um método proposto pela psicanálise, no qual o psicanalista se põe a escutar o sujeito do sofrimento, ao mesmo tempo que este sujeito tem a possibilidade de olhar para dentro e “visualizar” o objeto provocante da dor. Esse é um processo que possibilita a comunicação da dor, a reflexão sobre ela e até mesmo a superação da mesma.

 

Procure apoio de um amigo e também de um profissional em saúde mental, porque as emoções adoecem quando a dor é na alma.

 

Posso ajudar?