Atendimento Psicológico

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

Procrastinação segundo o dicionário online de português, procrastinar: Adiar ou deixar alguma coisa para depois, transferir a realização de alguma coisa para um outro momento; prorrogar para outro dia.

 

A procrastinação em si, é um ato que causa culpa, desespero, desorganização em um círculo vicioso que faz com que o sujeito se sinta sobrecarregado a nível físico e psicológico. A pessoa passa o dia “atarefada” em pensar nas coisas urgentes que tem pra fazer e ao término do dia se sente esgotada, com a percepção de que não obteve  rendimento algum em relação às atividades que tinha para fazer. Essa sensação leva aos pensamentos de incapacidade, desânimo e até baixa autoestima.

 

Como fazer, então?

 

  • Organize-se;
  • Gerencie seu tempo;
  • Estabeleça prioridades;
  • Anote o passo a passo para a realização das suas tarefas; 
  • Estabeleça metas e prazos; 
  • Faça uma lista das atividades que precisa realizar: Uma lista física será estimulante à medida que você dá baixa no  item já realizado.

 

Caso se sinta um pouco desanimado com alguma tarefa, substitua a mesma por outra, mais prazerosa ou mais simples, assim o seu cérebro será recompensado pelo ato positivo e não estimulado para a não conclusão de uma tarefa. Tal atitude fará com que você renove seu ânimo e possa então a voltar para a tarefa inicial. Entenda isso como uma estratégia no momento em que tiver dificuldade de se livrar da procrastinação.

 

Procure identificar os sabotadores no cumprimento de suas metas. É preciso se autoanalisar e achar os gatilhos que o levam à dispersão.

 

Observe os estímulos… ambiente de trabalho, perfeccionismo, ansiedade, insegurança, medo de críticas, sono irregular, falta de conhecimento técnico em relação à tarefa a ser realizada.

 

É uma espiadinha na rede social, que te ‘leva” à outra e por aí o seu tempo é perdido sem que você se dê conta.

 

!Busque o autoconhecimento e saiba que a melhoria é um processo. O processo nada mais é do que você adotar pequenos passos que te levarão ao hábito, ou seja, a realização de algo, antes impossível e que agora acontece de modo natural. Reconhecer aquilo que rouba o seu tempo e sua motivação é imprescindível, busque ajuda profissional.

 

Posso ajudar?