Ansiedade em tempos de quarentena

Ansiedade em tempos de quarentena, uma realidade inerente ao sujeito ansioso, mas que também bate à porta de todos aqueles que repentinamente tiveram que mudar a sua rotina, mudar planos e que não foram “avisados”.

Uma reflexão bastante pertinente em época de isolamento social, é a vivência do medo, de estranhas manifestações sintomáticas a que o corpo e a mente estão passando. Afinal de contas, o que eu tenho? COVID-19 ou crise de ansiedade? É importante atentar-se aos sinais, já que em ambas as situações, a pessoa poderá apresentar sintomas parecidos. O próprio momento de isolamento social poderá desencadear os sintomas de uma crise de ansiedade, com isso, a pessoa poderá confundi-los com sinais de outra doença, que neste momento é o covid-19.

Segundo o Ministério da saúde,os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

😲Tosse;

🤒Febre ;

🤧Coriza ;

🥴Dor de garganta;

🥵#Dificuldade para respirar (persistente)

❗Já em uma crise de ansiedade, os sintomas são:

😱Medo constante;

😡Tensão, nervosismo e irritabilidade;

🤯Pensamento focado no objeto de tensão;

😟Sensação de que algo ruim vai acontecer;

🤢Náusea;

😵Dor no peito;

💞Batimentos do coração, acelerados;

😫Dificuldade para dormir

🥵#Dificuldade para respirar (passageira);

😵Dor de barriga ou diarreia;

😰Aumento de suor;

😖Tremores nas mãos ou outras partes do corpo

🤕Boca seca;

🥶Mãos e pés frios, dentre outros.

😌 Saiba que é possível controlar a crise de ansiedade. Tente relaxar: Sente-se de modo confortável, inspire pelo nariz contando até 4, prenda o ar, contando até 2 e solte o ar pela boca, contando até 6. Repita este exercício, assim, o seu cérebro perceberá que está tudo bem e os sintomas serão controlados.

Diante do crescimento dos casos de pessoas infectadas pelo covid-19, é importante redobrar os cuidados de higiene, se puder, não saia de casa sem necessidade e siga todas as orientações das autoridades de saúde. Este é um momento em que todos nós estamos vivendo uma espécie de luto, já que repentinamente, fomos privados de nossa liberdade. Fomos obrigados a manter o distanciamento social e isso é um fator difícil de seguir, entendendo que somos calorosos nos cumprimentos, gostamos de apertos de mão, abraços, beijos no rosto. É natural que estejamos sentindo essa dor, por causa do distanciamento e desse inimigo invisível. É um momento atípico e não podemos mudá-lo, precisamos sentir essa dor inevitável, mas podemos escolher passar por tudo isso dando um novo significado a toda essa tragédia. Quando tudo isso passar, não seremos os mesmos, provavelmente teremos muitas perdas, perderemos amigos, familiares, colegas de trabalho, emprego…e, tudo isso pode ser a oportunidade para que nos reinventemos e busquemos olhar o mundo com outra lente.

Mediante a essa realidade, é preciso ressignificar, o que não é uma tarefa fácil, trata-se de um processo. Busque o apoio da psicologia para que você possa se cuidar, se compreender, se reorganizar e passar por essa turbulência. A pandemia é real, o isolamento é necessário, mas tudo isso vai passar.

Segue algumas dicas para você se organizar na sua nova rotina:

▶️Leia um livro;

▶️Ouça as suas músicas favoritas;

▶️Evite discussões;

▶️Veja um filme;

▶️Estude;

▶️Escreva e se possível, faça um diário;

▶️Organize seus armários;

▶️Cuide do jardim;

▶️Faça as suas preces;

▶️Alongue-se;

▶️Faça manualidades;

▶️Invente jogos para jogar com a família;

▶️Prepare novas receitas;

▶️Administre bem o tempo para o seu home office;

▶️Faça a sua psicoterapia (na modalidade online);

▶️Não saia sem necessidade;

▶️Evite as más notícias, faça a sua parte e lembre-se, vai ficar tudo bem!

❗Fique atento aos sintomas e procure o serviço de saúde, quando necessário.

👂🤝Orientação Psicológica (11)97232-1837 whatsapp