A Psicologia é a ciência que investiga a mente e os processos produzidos por ela. É responsável por estudar a subjetividade humana, visando a compreensão dos pensamentos, bem como dos comportamentos produzidos por eles.
O Psicólogo
O psicólogo é o profissional com formação em psicologia, que pode atuar em inúmeras áreas presentes em nosso cotidiano. Atuar na análise dos pensamentos e comportamentos, possibilita o exercício do trabalho do psicólogo em diversos ambientes do qual o ser humano faça parte. Neste caso, este profissional pode prestar seus serviços nas áreas do esporte, trânsito, organizacional, educacional/escolar, clínica, hospitalar, social, desastres e emergências, etc. Ou seja, o psicólogo pode estar presente em todos os ambientes que afetem as emoções e o bem estar do ser humano, desenvolvendo estratégias voltadas à saúde mental.
A psicoterapia
A psicoterapia é um processo no qual o psicólogo pratica o acolhimento de modo ético, por meio da escuta da queixa que provoca o sofrimento do paciente, de modo neutro, sem emitir opiniões. É um espaço que permite ao paciente expor seu sofrimento e descobrir os motivos de sua própria condição e, que o incentiva a achar as respostas às suas perguntas, ao mesmo tempo que oferece o suporte para que este possa extinguir, amenizar ou conviver com o próprio sofrimento.
A psicoterapia é um recurso de colaboração entre o profissional e o paciente, que torna possível tratar as emoções por meio do conhecimento e gerenciamento dos elementos trazido e identificados, que afetam o bem estar e a saúde mental.
Por que procurar pelos serviços de um psicólogo se tenho um amigo?
O psicólogo ou psicoterapeuta é quem conhece e está habilitado a utilizar as técnicas de psicologia e que, possui uma escuta qualificada, neutra e sem julgamentos, o que possibilita ao sujeito a busca pelo autoconhecimento e um melhor gerenciamento de suas próprias emoções, gerando como resultado o bem estar e saúde mental.
Saúde mental
A saúde mental é saber como lidar com as emoções do cotidiano de modo a absorver as contribuições positivas e rejeitar aquelas que são negativas para a saúde mental. É estar bem consigo e com os outros, mediante as adversidades da vida. É ter a capacidade de compreender e reconhecer os próprios limites e estar disposto a pedir ajuda quando estiver vulnerável.