A bulimia nervosa é um transtorno alimentar em que a pessoa consome de modo descontrolado uma grande quantidade de alimentos, além do que ela necessita. è um comportamento que pode estar vinculado à vontade de emagrecer, porém, quando o ciclo vicioso está instalado, várias outras situações podem servir de gatilho para que a prática aconteça, como por exemplo em situações de ansiedade, solidão, tristeza, frustração, ansiedade ou tédio.
A doença pode ser classificada em dois tipos: purgativo e não-purgativo.No tipo purgativo, o indivíduo faz uso de diuréticos, laxantes e ainda, induz o vômito. Já o tipo não-purgativo, o sujeito não induz o vômito, porém adota como hábito, a prática de exercícios e jejuns em excesso.
A bulimia nervosa pode causar prejuízos à saúde como alterações cardiovasculares, inflamação do esôfago alargamento das parótidas, desgaste nos dentes, entre outros. A doença pode estar também associada a algum quadro psiquiátrico, por isso é de suma importância, procurar por ajuda profissional.
É importante saber as causas que desencadeiam determinado comportamento e tratá-las. Caso você se identifique com os comportamentos descritos aqui, não hesite em buscar um profissional de saúde. Lembre-se, bulimia é uma doença e, como tal, tem cura!