A auto-sabotagem ou auto-boicote é quando você cria, de modo consciente ou inconsciente objeções para justificar a não realização de um objetivo. Exemplo disso é quando o indivíduo adia uma atividade importante, desiste de um desafio por medo de enfrentá-lo e não alcançar o êxito e até mesmo faz uso de álcool ou outras drogas para disfarçar as emoções.
A auto-sabotagem é um modo cômodo de tentar se enganar, frustrar-se e lançar a culpa da própria frustração em outra pessoa. É aquele indivíduo que planeja, mas não consegue colocar o plano em prática, ou quando o coloca, não consegue dar andamento ao mesmo. É o típico sujeito que começa um projeto, mas nunca termina, porém tem sempre uma justificativa para não fazê-lo.
Para este indivíduo sabotador, a tendência é de sempre lançar a culpa sobre o outro, quando na verdade, o seu maior inimigo é ele mesmo.
Pode ser que o indivíduo que possua este comportamento não o tenha identificado, ou talvez tenha percebido, porém não saiba a quem pedir ajuda…
Pense: você costuma agir assim de modo recorrente?
Se você possui um comportamento como este e ele acontece de modo repetitivo, talvez seja o momento de buscar ajuda para aliviar este sofrimento.
Saiba que , a psicoterapia pode ajudá-lo no processo de autoconhecimento e gerenciamento de pensamentos, sentimentos e comportamentos.