Estresse no trabalho pode ser desencadeado por inúmeros fatores do próprio ambiente laboral. Dentre estes fatores, podemos destacar:
• Relacionamento interpessoal: Lidar com diferentes opiniões no ambiente de trabalho pode ser estressante e, neste caso, uma boa saída é exercitar a empatia para criar um ambiente mais agradável.
• Frustrações: Enfrentar críticas, não conseguir atingir metas ou conseguir uma promoção pode ser frustrante. Em uma situação como essa, fazer uma autorreflexão, buscar o autoconhecimento e modificar algumas comportamentos podem gerar melhores resultados.
• Falta de comunicação: A falta de comunicação pode gerar atritos e resultados negativos no ambiente corporativo. Uma boa comunicação entre colaboradores e gestores é um ponto muito positivo e produtivo para um local de trabalho.
• Acúmulo de funções: Caso o colaborador não tenha a habilidade de gerenciar o tempo e estabelecer as prioridades, é um ponto delicado e um elemento causador do estresse. Uma boa opção é procurar ajuda dos superiores e assim, estabelecer as prioridades de cada tarefa, de modo a realizá-las de acordo com as necessidades da empresa.
• Resultados imediatos: A busca por sucesso e pressão por resultado imediatos podem se tornar em prejuízos em um determinado espaço de tempo, tanto para o colaborador, quanto para a empresa. Isto porque, com a intenção de demonstrar resultados rápidos, o colaborador talvez não considere os próprio limites, o que pode gerar frustrações e doenças. Um ponto importante é saber gerenciar o tempo e usar todo o potencial na empresa, sem levar trabalho para casa. Um colaborador que administra bem o tempo, inclusive, o período de descanso, tende a gerar bons resultados.
Em geral, um trabalhador passa muito tempo imerso em um ambiente laboral cheio de elementos estressores. Para a organização reconhecer tais elementos e modificá-los, talvez não seja tarefa simples, e é por isso que é importante buscar uma consultoria a fim de transformar o ambiente corporativo. Já o colaborador, pode buscar uma ajuda psicoterapêutica a fim de se autoconhecer, o que é muito positivo para todos os âmbitos da vida.